A cabine primária é uma subestação elétrica, de propriedade do consumidor, que faz a transformação da energia sem utilizar a infraestrutura de baixa tensão da concessionária, gerando assim uma economia média de 34% sobre o valor da tarifa.
Esse sistema é indicado para empresas cuja potência instalada é alta ou possui um elevado consumo ativo.
Para o fornecimento de energia elétrica para uma nova instalação, ou em uma reforma, devem ser obedecidas normas técnicas que são estabelecidas pelas concessionárias de energia, normas da ABNT, Normas Internacionais e Resoluções da ANEEL.
Uma das exigências é o Projeto Elétrico da Entrada de Energia desenvolvido por profissional legalmente habilitado, este projeto deve ser previamente analisado e aprovado pela concessionária de energia.
Nos casos de entrada de energia de Média Tensão (MT) é necessário a existência da cabine primária, contendo o medidor da energia elétrica, os dispositivos de proteção utilizados para interromper o fornecimento em caso de falha e o posto de transformação para converter a Média Tensão (geralmente 13.800V) para Baixa Tensão (geralmente 110V, 220V e 380V, 440V).